CONSEQUÊNCIAS DAS CHUVAS Parlamentares visitam Cariri

Deputados visitaram, ontem, os Municípios do Cariri atingidos pelas enchentes, para traçar plano de recuperação



Clique para Ampliar
Deputados estaduais, gestores municipais e representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros visitaram, na manhã de ontem, as áreas mais afetadas pelas enchentes. Em Crato, o Rio Granjeiro foi o local mais prejudicado e apresenta riscos 
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
10/2/2011 


Crato. O grupo de sete deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, que compõe a Comissão das Enchentes, recentemente formada, visitou, durante o dia de ontem, as áreas mais afetadas pelas enchentes nos Municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira e Icó. 

A finalidade é avaliar as condições em que se encontram as localidades atingidas pelas chuvas. O Crato é a cidade mais afetada da região, e segundo o presidente da Comissão, deputado estadual Ely Aguiar, motivou a criação da comissão. A cidade prepara um plano emergencial para minimizar os principais problemas e que sirva de medida preventiva de outras catástrofes, até que seja realizado o projeto definitivo do Canal do Rio Granjeiro.

Os deputados chegaram ao Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro, na manhã de ontem, e, acompanhados das autoridades municipais, iniciaram as visitas aos principais locais de cheias que aconteceram na cidade de Juazeiro do Norte. Área de risco da cidade, como o Parque Antônio Vieira, Ponte do Rio Salgadinho e também a área de inundação do Bairro Lagoa Seca, foram visitados. O grupo foi acompanhado pelo vice-prefeito da cidade, Roberto Celestino.

A equipe também esteve acompanhada de secretários de Governo e técnicos do Departamento de Edificações e Rodovias (DER), Defesa Civil do Estado e Municípios e integrantes do Corpo de Bombeiros. No Crato, a principal área visitada foi a parte mais atingida do Canal do Rio Granjeiro, na parte que vai do Bairro Pimenta, o mais atingido, até o Centro da cidade, concluindo a visita com uma reunião na Prefeitura Municipal do Crato. No local, foi apresentado pelo secretário de Meio Ambiente da cidade, Nivaldo Soares, várias lâminas com fotografias sobre as principais áreas atingidas pelas cheias do canal.

O presidente da Comissão, Ely Aguiar, afirma que, após a elaboração do relatório com a colaboração de órgãos técnicos e administrações municipais, será sugerida a liberação urgente de recursos, pelo menos para a situação emergencial. E também a elaboração de um projeto definitivo para a recuperação do canal.

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, entregou ao presidente da Comissão, Ely Aguiar, e a todos os deputados, um relatório sobre a atual situação do Município, que se encontra em emergência. Ele esteve na última terça-feira em reunião com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, junto com os deputados federais, Arnon Bezerra e Raimundo Macedo, além do vice-governador, Domingos Filho, deputado Sineval Roque, e o secretário das Cidades, Camilo Santana. 

O prefeito afirmou que o ministro se propôs a ajudar a cidade, inicialmente, com o plano de emergência, e também em uma obra definitiva do canal. Para isso, segundo Samuel, estão sendo realizados levantamentos para a elaboração de um plano emergencial até a próxima semana.

O relator da comissão, deputado Francisco Pinheiro, disse que logo que o governador Cid Gomes retorne de sua viagem ao exterior, a comissão fará uma apresentação do que foi observado nos locais das tragédias, para que ações emergenciais sejam iniciadas o mais rápido possível e sejam liberados recursos para esses serviços. 

Ele afirma que, antes disso, será feita apresentação do relatório na Assembleia Legislativa, do que foi visto nos Municípios visitados. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, destacou a importância da comissão e disse que a situação, especialmente do Crato, é pior, com muitos estragos e situação iminente de desabamento.

O relator afirma que a finalidade, além de avaliar "in loco", é fazer um relato circunstanciado da situação dos quatro Municípios e tentar apressar a vinda de técnicos e verbas para recuperar as cidades. "Na verdade, o Governo já está agindo nessas áreas e vamos somar muito mais", diz ele, ao acrescentar os serviços que vem sendo desenvolvido por meio do DER.

A empresa de telefonia móvel Vivo está mobilizando os clientes da Capital para doação de donativos para vítimas da enchente na cidade de Crato. As doações estão sendo recebidas nas lojas do Shopping Iguatemi e North Shopping.

Recursos
"Vamos sugerir que sejam liberados recursos de forma urgente pelo Governo do Estado do Ceará"
Deputado Ely Aguiar
Presidente da Comissão das Enchentes

MAIS INFORMAÇÕES 
Assembleia Legislativa do Ceará - Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres - Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3277.2500

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

Comentários

Postagens mais visitadas