segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

REITOR DA UFC APRESENTA PROJETOS PARA FESTA DO CENTENÁRIO


I


Importante reunião foi realizada, na tarde de ontem, no Gabinete do Prefeito Dr. Santana, envolvendo a Comissão do Centenário, Reitor da UFC, professor Jesualdo Farias e o Diretor do Campus Cariri, Professor Ricardo Ness. O prefeito afirmou, no final do encontro, que a reunião serviu para consolidar a parceria entre a UFC e o Governo Municipal para enriquecer, ainda mais, a programação do Centenário. “O Professor Jesualdo com todas as suas ideias e proposta mostra o seu compromisso, o compromisso da UFC não apenas com o Juazeiro, mas com todo o Cariri cearense. Suas propostas engrandecem a festa do Juazeiro Centenário”, reconheceu Dr. Santana.

O reitor confirmou, como parte da Programação do Centenário, a realização da Mostra Paralela da 21ª Edição do Cine Ceará, que é o Festival Ibero-Americano de Cinema de 9 a 16 de junho no Memorial Padre Cícero. No encerramento do evento, dia 19, acontecerá pela primeira vez, fora do auditório da Reitoria, em Fortaleza, a concessão do Título de ‘Doctor honoris causa’ ao escritor norte-americano Ralph Della Cava, responsável pelo Livro “O Milagre do Joaseiro”, que ajudou na propagação da história de fé do município. O livro ganhou a versão cinematográfica, com a direção de Wolney Oliveira em 1999.

Jesualdo Farias disse também, que a UFC tem trabalhado para implantação da FM Universitária ainda este ano. O processo está na fase burocrática entre a Casa Civil da Presidência da República e o Congresso Nacional. Como parte integrante das ações da UFC no Centenário de Juazeiro, Jesualdo Farias disse também que este ano deve começar a construção da quarta etapa do Campus Cariri. Nesta sexta-feira, 18, como parte da programação do Centenário a UFC lança no Cariri o I mestrado acadêmico em Desenvolvimento Sustentável.

Ao longo do ano haverá, em Fortaleza, no Museu de Arte da UFC no bairro Benfica, durante comemorações dos 50 anos do local, uma Mostra de Arte que homenageará os 100 anos de Juazeiro do Norte. Na Concha Acústica, também em Fortaleza haverá shows de artistas juazeirenses como forma de levar a boa música local e regional a comunidade acadêmica e a população da capital. 

Falando sobre o calendário de eventos do Centenário Jesualdo Farias parabenizou o Prefeito Dr. Santana e a Comissão do Centenário que tem o escritor Geraldo Menezes Barbosa, como Presidente de Honra e como secretário-executivo o Professor José Carlos dos Santos, também Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria. “A programação é bastante extensa e cobre várias áreas como cinema, mostras de artes, música e obras importantes para estrutura urbana que dão visibilidade do trabalho do Prefeito Dr. Santana e desta comissão que desenvolve um trabalho muito bom”, afirmou.

Para Jesualdo Farias o processo de organização desta festa histórica fará com que as gerações futuras “iniciem o seu segundo centenário já com a perspectiva de referencial de cidade pólo cultural, econômico e social do Cariri com repercussão até nos estados vizinhos”.
Comissão do Centenário


Secult- Secretaria da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário