CENTENÁRIO: JUAZEIRO TERÁ MOSTRA PARALELA DO CINE CEARÁ-2011

O Prefeito Dr. Santana inseriu na programação cultural do Centenário um dos mais importantes eventos de Cinema do país. Trata-se da Mostra paralela da 21ª Edição do Cine Ceará. O evento este ano ocorre em Fortaleza de 8 a 15 de junho e, em Juazeiro, no Memorial Padre Cícero de 9 a 16.



O coordenador da Casa Amarela, cineasta Wolney Oliveira, participou de reunião com a Comissão do Centenário, quando expôs as ideias para este ano. “O que o público de Fortaleza assistir em um dia, Juazeiro e o Cariri assistirão no outro. Nesta parceria, UFC e Prefeitura de Juazeiro iremos destacar a Terra do Padre Cícero com a imprensa nacional e internacional, com a crítica especializada sobre a arte do cinema”, afirmou o cineasta.

Wolney disse também, que a escolha de Juazeiro como subsede da 21ª edição do Cine Ceará é uma ação das mais justas para homenagear o município em seu primeiro centenário. “Essa parceria da Prefeitura, com  Dr. Santana, e, UFC, com o Reitor e professor Jesualdo Farias, é fundamental para possibilitar com que o povo do Crato, Juazeiro e Barbalha participe de um dos eventos mais importantes do Brasil e do contexto Ibero-Americano”, ressaltou.

A temática da Mostra será “Religião e Religiosidade no Cinema”. O tema do Cine Ceará vai ao encontro do Seminário Internacional que também será realizado em Juazeiro com coordenação da professora Maria do Carmo Pagan Forti.

No encerramento do Cine Ceará, em Juazeiro, haverá a concessão do Título de Doctor honoris causa ao escritor norte-americano Ralph Della Cava, responsável pelo Livro “O Milagre do Joaseiro” que ajudou na propagação da história de fé do município. O livro ganhou uma versão cinematográfica com a direção de Wolney Oliveira em 1999.
Saiba mais:

O Cine Ceará chega a 21ª Edição em coordenação da Associação Cultural Cine Ceará e da Casa Amarela Eusélio Oliveira da UFC.
Os filmes selecionados concorrem nas categorias melhor direção, fotografia, edição, roteiro, trilha sonora original, som, direção de arte, ator e atriz.

A organização está na fase final para definir a programação, premiação, homenagens e jurados.

Podem participar do Cine Ceará produções nacionais e de países da Península Ibérica (Portugal e Espanha) e da América Latina por ligações histórica, cultura e linguística.        
Obs.: Fotos das fitas de Pedro Léo

Comentários

Postagens mais visitadas