NO EXTERIOR Unifor abre inscrições para intercâmbio

O convênio possibilita aos alunos interessados também o conhecimento do idioma e de culturas de outros países
Clique para Ampliar
Alunos da Alemanha são maioria entre os que chegam de universidades do exterior para estudar na Unifor
FOTO: KID JÚNIOR
9/2/2011

As inscrições para o Programa de Intercâmbio Acadêmico da Universidade de Fortaleza com instituições de ensino do exterior encontram-se abertas desde segunda-feira, dia 7, e prosseguem até 25 de março. A Unifor mantém convênios com 125 universidades de 20 países e os alunos interessados devem apresentar a documentação necessária, que será submetida à análise da unidade pela qual optou. Para os aprovados, as aulas começam em agosto.

Podem concorrer ao intercâmbio, com duração de seis meses ou de um ano, alunos regularmente matriculados na Unifor e que tenham cumprido metade dos créditos do curso e não estejam no último ano. No retorno ao Brasil, via de regra, o tempo de estudo fora do País é aproveitado na matriz curricular da instituição, explicou o vice-reitor de Extensão da Unifor, Randal Pompeu, frisando que esses convênios foram firmados desde 2002. Dentre os documentos que devem ser apresentados destaca-se a carta de recomendação assinada pelo coordenador do curso do aluno. Mais informações pelo site http://www.unifor.br ou pelos telefones 3477.3127 ou 3477.3253.

Atualmente, é grande o fluxo de alunos do exterior que chegam à Unifor pelo intercâmbio com universidades da Alemanha, Porto Rico, França, Colômbia, Espanha e Chile. Para esses alunos - a maioria das áreas de administração, comércio exterior e economia - as aulas começaram no dia 2 deste mês.

Para eles, a Unifor oferece suporte e esclarecimentos a fim de que encontrem hospedagem na cidade e fiquem bem informados quanto às opções educacionais e culturais existentes, lembrou o responsável pelo Escritório para Assuntos Internacionais da instituição, Marcelo Dias Ponte. Matriculados hoje na Unifor, através do intercâmbio com outros países, 34 alunos, sendo que a maioria vem da Alemanha.

A alemã Maria Helena Boye, 24 anos, chegou no último domingo. Aluna do curso de Administração de Empresas, ela confessa sua expectativa "em aprender coisas novas da cultura e do povo brasileiro".

Já a aluna do curso de Direito da Unifor, Mariana Luz Zonário, 18, que se inscreveu para o intercâmbio com a Universidade de McGill, em Montreal, Canadá, o clima é de expectativa de aprovação de sua documentação. "Gostaria muito de ser aprovada. Essa universidade é considerada a Harvard do Direito no mundo", frisou.

MOZARLY ALMEIDAREPÓRTER

Comentários

Postagens mais visitadas