BARBALHA Acontece hoje o corte do Pau da Bandeira

Multidão de católicos sai às ruas, renovando a tradição católica que antecede a festa de Santo Antônio

Barbalha. A tradição se repete a cada ano. Dezenas de pessoas se mobilizam hoje para a retirada do Pau da Bandeira, da Festa de Santo Antônio de Barbalha, a 6 quilômetros da cidade, no Sítio São Joaquim. Os preparativos de ornamentação da cidade estão a todo vapor.

Este ano, uma das maiores festas alusivas a Santo Antônio no Brasil, que abre os festejos juninos no Cariri, fará homenagem especial aos 100 anos de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Entre as mais de 60 atrações para a festa, Elba Ramalho fará show na noite de abertura, no dia 3 de junho. A festa de Barbalha atrai no dia de sua abertura cerca de 300 mil pessoas.

E os carregadores do pau da bandeira saem cedo de casa, por volta das 6h30, para renovar as energias no mercado da cidade, com o primeiro alimento do dia. Em seguida, vão à matriz pedir as bênçãos para saírem a partir das 8 horas em direção ao Sítio São Joaquim.

Jacarandá

A árvore escolhida é um jacarandá, que mede em torno de 24 metros de comprimento e pesa cerca de duas toneladas e meia e foi indicada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). Além da árvore selecionada, também foram relacionados um jatobá e um "pau d´óleo". Um decreto municipal considera a área do corte do pau como de interesse social. O jacarandá permanecerá no sítio até o dia do cortejo do carregamento do Pau da Bandeira. Ficará na chamada "cama do pau". O grupo de carregadores será comandado pelo capitão do pau, Rildo Teles, que há vários anos está à frente do evento.

As discussões em torno do impacto ambiental causado pela retirada do mastro da Festa de Santo Antônio não foram tão polemizadas como em anos anteriores. É que a administração, juntamente com os organizadores do cortejo, estão cumprindo um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em anos anteriores, entre órgãos ambientais e o Ministério Público Federal. Segundo o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Antônio de Luna, a área onde será retirado o mastro da bandeira do padroeiro já foi georeferenciada e do local delimitado serão retiradas as árvores até 2014. A comissão do corte inicialmente se reúne na área do mercado. Os carregadores serão apresentados pelo capitão Rildo Teles ao pároco da matriz de Santo Antônio. No local do corte do pau, será feito o reflorestamento com mudas de diversas espécies. Em Barbalha são cortados quase de 40 árvores por ano para festas religiosas da Igreja Católica.

Colorido

Barbalha começa receber um colorido todo especial, com os balões confeccionados com chitão, além dos bonecos gigantes, que este ano serão duplicados. Além dos personagens que enfocam o tema da cultura popular na cidade, também serão levados às ruas personagens como Luiz Gonzaga, que será colocado em local estratégico, e filhos ilustres da cidade terão bonecos em sua homenagem. Na manhã de hoje, serão cerca de 150 carregadores serão mobilizados para o início do cortejo, que já faz parte da festa que está prestes a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A previsão é que esse processo se concretize ainda este ano.

Durante a festa, uma vasta programação envolve shows todos os dias. Quatro palcos serão montados na abertura dos festejos, dia 3. Pela manhã, cerca de 60 grupos de tradição popular farão cortejo cultural pela rua do Vídeo, no Centro. Grupos de violeiros também se apresentam pela cidade. Quatro palcos serão montados para apresentações ao longo do dia, no Largo do Rosário, dois no Parque da cidade e mais um no Marco Zero.

No dia 5, os shows serão dedicados ao Rei do Baião, com apresentações de Jorge de Altinho, Nando Cordel e Joquinha Gonzaga. No Dia dos Namorados, 12 de junho, haverá show do cantor Fábio Júnior. Também ocorrerão festividades em homenagem a música brega, forró tradicional e o eletrônico. A entrada para os shows no Parque da Cidade, onde acontece a maior parte das apresentações, será de um quilo de alimento não perecível, trocado por um ingresso em postos na cidade.

ELIZÂNGELA SANTOS
REPÓRTER

Comentários

Postagens mais visitadas