Paris recebe festival de cinema brasileiro e homenageia Jorge Amado

Começa nesta quarta-feira (9/5) a 14ª edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris, que homenageará o escritor baiano Jorge Amado (1912-2001) pelo segundo ano consecutivo – devido ao grande sucesso em 2011 e ao centenário de seu nascimento, comemorado neste ano – e projetará mais de 30 filmes nacionais.

A abertura será com Capitães da Areia, livro escrito em 1937 e adaptado para o cinema por Cecília Amado, neta do escritor.

O diretor francês Claude Santiago, que morreu em janeiro, também será homenageado com a projeção de dois de seus documentários: Tom Zé/ dada Brasil e Carlinhos Brown Bahia Beat.

A diretora e fundadora do festival, Katia Adler, declarou à Agência Efe que seu objetivo é “mostrar o que se faz no Brasil atualmente”, já que os filmes brasileiros não costumam chegar por lá.

A 14ª edição do Festival do Cinema Brasileiro de Paris ocupará as salas do cinema Le Nouveau Latino, situadas no centro da capital francesa.

Até o dia 15 de maio, serão apresentados 14 longas-metragens de ficção, dos quais sete competirão pelo Prêmio do Júri. Já de 16 a 22, data em que o festival será encerrado, serão projetados mais 15 documentários.

A mostra também celebrará o 20º aniversário da RioFilme, empresa da Prefeitura do Rio de Janeiro, com a apresentação de algum dos melhores filmes criadas durante estas duas décadas.

Em paralelo ao festival, inúmeras atividades complementares também serão apresentadas, como uma exposição multimídia centrada na “maior favela da América do Sul, a Rocinha”.

*Com informações da Agência EFE

Comentários

Postagens mais visitadas