Festa do Pau da Bandeira, no CE, terá shows de Elba Ramalho e Fábio Jr.



A organização da Festa do Pau Bandeira, realizada há 84 anos no município deBarbalha, na região do Cariri cearense, confirmou shows de Elba Ramalho e Fábio Jr na programação deste ano. O evento ocorre de três a 13 de junho e homenageia o centenário de Luiz Gonzaga, além do padroeiro do município, Santo Antônio.

No ato mais tradicional do evento, centenas de homens retiram e transportam por seis quilômetros um mastro de madeira que será hasteado em frente à Igreja Matriz (Foto: Antônio Vicelmo/Agência Diário)
Os bonecos gigantes que vão animar os desfiles e outras atividades da festa foram confeccionados por cerca de 50 jovens de Barbalha que participaram de uma oficina promovida pela Secretaria de Cultura. A árvore que servirá de mastro para a bandeira de Santo Antônio será escolhida em maio com o auxílio do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) e da Área de Proteção Ambiental (APA) Araripe.Na programação de shows do evento, além de Elba Ramalho e Fábio Jr., foram confirmadas as apresentações de Chico Pessoa, Jorge de Altino, Ítalo e Renno, Fábio Carneirinho, Nando Cordel e outros grupos regionais. O tradicional festival de quadrilhas juninas será realizado nos dias 5, 6 e 7 de junho, com a participação de 14 equipes adultas e infantis. Grupos folclóricos devem se juntar aos fieis no dia do levantamento do Pau da Bandeira no Corredor Cultural realizado nas ruas do município.

O festejo foi oficializado em 1928, em homenagem ao padroeiro de Barbalha, Santo Antônio. No ato mais tradicional do evento, centenas de homens retiram e transportam por seis quilômetros um mastro de madeira que será hasteado em frente à Igreja Matriz. As comemorações duram duas semanas e são encerrados com procissão em homenagem ao santo.

Comentários

Postagens mais visitadas