quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cariri Paraibano é a primeira região do país a aderir coletivamente ao Sistema Nacional de Cultura

O Cariri paraibano será a primeira região do país a aderir ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). A assinatura coletiva acontecerá na próxima quinta-feira (10), em Taperoá, durante solenidade que terá a participação da secretária de Cidadania Cultural, Marcia Rollemberg, e do secretário de Articulação Institucional, Roberto Peixe (ambos do Ministério da Cultura). Com a adesão, os municípios passam a integrar as políticas públicas culturais implantadas pelo governo federal e a receber verbas do Fundo Nacional de Cultura. O evento será promovido pelo Pontão Cariri Território Cultural, a partir das 9h, na Universidade Leiga do Trabalho (ULT).

Antes de assinar o termo de adesão, os prefeitos da região assistirão a uma palestra sobre o SNC, com o secretário de Articulação Institucional do Minc, Roberto Peixe. O Plano Nacional de Cultura (PNC) prevê a integração, até 2020, de pelo menos 60% dos municípios brasileiros ao SNC. A finalidade do PNC é planejar e implementar políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira.

O Programa Cultura Viva será debatido numa palestra de Marcia Rollemberg e em seguida, numa mesa redonda, que terá a participação dos representantes dos fóruns e pontos de cultura. Antes das palestras, os convidados conhecerão as instalações da ULT, sede do Pontão Cariri Território Cultural, que mantém um programa de capacitação para educadores e pesquisadores da cultura e tradições populares, voltado para alunos da rede pública, professores, mestres da cultura, agricultores, assentados e crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O projeto atende 41 municípios e possui quatro núcleos (Taperoá, Monteiro, Serra Branca e Boqueirão).

Participarão do seminário os fóruns de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, de Cultura e Turismo do Cariri Cearense, de Cultura do Agreste Pernambucano e da Rede de Pontos de Cultura da Paraíba, formada por 54 pontos e três pontões. Os representantes desses fóruns debaterão políticas públicas de cultura para as suas regiões. O seminário será promovido em parceria com o Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano e o Consórcio de Cultura e Turismo do Cariri.

Programação:

9h - Credenciamento
09h30min - Visita as instalações da sede do Pontão Cariri Território Cultural
Apresentações Culturais pelos Pontos de Cultura
10h – abertura
10h15min – Palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura
10h45min - Debates
11h15min - Palestra sobre o Programa Cultura Viva – Por Uma Política Pública de Estado
12h Assinatura da Adesão ao Sistema Nacional de Cultura
12h30 - Almoço
14h - Rodada de conversas com a Secretária Marcia Rollemberg - Secretaria de Cidadania Cultural/Minc e o Fórum da Rede de Pontos de Cultura da Paraíba e demais fóruns convidados
16h- Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário