Barbalha-CE: Barbalhenses fazem contagem regressiva para a Festa de Santo Antônio


Este ano, os festejos de Santo Antônio acontecem no período de 03 a 13 de junho.


Faltam 29 dias para a abertura oficial da Festa de Santo Antônio. Cada dia do mês de maio para os barbalhenses chega em clima de ansiedade. É uma espécie de contagem regressiva para a chegada da Festa do padroeiro Santo Antônio. São sucessivas reuniões envolvendo os organizadores. A cidade começa a tomar um rumo diferente com a aproximação dos festejos.

A expectativa em torno do que está sendo preparado é muito grande. O ponto inicial é a escolha e depois o corte do pau da bandeira. Este ano, cumprindo o que determina o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pelo Ministério Público Federal, Instituto Chico Mendes da Biodiversidade e o Município de Barbalha, a área do Sítio São Joaquim, de propriedade da indústria Itapuí está georrefrenciada e lá serão cortadas as árvores que servirão de mastro para a bandeira de Santo Antônio nos anos 2012, 2013 e 2104. Cinco árvores já foram previamente selecionadas e são das espécies “rama branca”, “jacarandá”, “açoita cavalo” e “jatobá”, todas com comprimento médio de 23 metros.

A data para o corte está marcada para o dia 17 de maio e neste dia o número de pessoas autorizadas a entrar na mata para acompanhar o rito será controlado pelo ICMBIo e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que exigirão dos participantes maior responsabilidade ambiental.Este ano, a Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, acontecerá no período de 03 a 13 de junho. Além dos acontecimentos tradicionais, serão prestadas homenagens a Luiz Gonzaga, “Rei do Baião” pela passagem do ano do seu centenário de nascimento e ao jornalista Barbalhense, Edilmar Norões, diretor da TV Verdes Mares.

A abertura acontece com a celebração da missa, na igreja matriz, na parte da manhã do dia 3, seguida do desfile de 54 grupos folclóricos e à tarde o cortejo e hasteamento do pau da bandeira. Antes e depois do levantamento do pau da bandeira haverá shows em palcos armados em vários pontos da cidade. A equipe do ateliê da Secretaria de Cultura e Turismo, formada por cerca de 40 pessoas, já está trabalhando na confecção da ornamentação da cidade, a qual deverá está concluída até o dia 28 de maio. A igreja já tem sua programação religiosa definida. A parte artística, este ano a cargo da empresa J.A. Lima Produções já tem algumas atrações confirmadas.

A empresa foi liberada por meio do Ministério da Cultura e está buscando recursos através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Ano passado, não foi destinado nenhum recurso para esta finalidade. A organização produziu a festa unicamente através de parceria do Município com o governo estadual.

Josélio Araújo-cetama

Comentários

Postagens mais visitadas