segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sesa apresenta relação estadual de plantas medicinais


Ao longo desta semana, dos dias 21 a 25 deste mês, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) promoverá a Semana da Planta Medicinal, com debates, exposições e oficinas que mostram a importância e utilização dos fitoterápicos na saúde pública. A abertura da programação ocorrerá às 16 horas, no auditório da Sesa, Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema.
Na abertura, será feita a apresentação da relação estadual oficial de plantas medicinais, conforme portaria Nº 275/ 2012 assinada pelo secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, e a entrega da Comenda Farmácias Vivas a agrônoma Francisca Cavalcanti, do Horto de Plantas Medicinais Professor Francisco de Abreu Matos, da UFC. Haverá ainda homenagem póstuma ao professor Matos, criador das Farmácias Vivas.

De acordo com a portaria, 30 compõem a relação estadual de plantas medicinais para prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças prevalentes no Ceará, observando que na prescrição deve ser utilizada a nomenclatura oficial definida pelo Guia Fitoterápico, publicação que traz a indicação terapêutica e duração do tratamento. Entre as 30 plantas medicinais, as mais conhecidas e utilizadas pela população atendida nas unidades ambulatoriais da rede estadual de saúde, como o Centro de Saúde do Meireles, Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão e o Dona Libânia, são o alecrim pimenta, pomada de confrei, aroeira, chambá. Do alecrim pimenta é feito sabonete para pele. A pomada de confrei tem aplicação em ferimentos. Já a aroeira trata inflamações e o chambá gripe.

As plantas medicinais são cultivadas no Horto Estadual, que fica no Núcleo de Fitoterápicos da Coordenadoria de Assistência Farmaceutica da Sesa, Avenida Washington Soares, 7605, Messejana. São elas: açafroa, agrião-bravo, alecrim pimenta, alfavaca-cravo, aroeira do sertão, babosa, cajazeira, capim santo, chambá, colônia, confrei, cumaru, erva-cidreira, eucalipto-medicinal, funcho, gengibre, goiabeira-vermelha, guaco, hortelâ-japonesa holmes, hortelã-rasteira, malvarisco, malva-santa, maracujá, mastruço, melão-de-são-caetano, mentrasto, mororó, pau d’arco roxo, quebra pedra e romazeira.

Programação

21 de maio

16 às 18h

- Abertura
- Apresentação da Relação Oficial de Plantas Medicinais - REPLAME, através da Portaria N°. 275/2012, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará
- Homenagem Póstuma ao Prof. Francisco José de Abreu Matos
- Entrega da Comenda Farmácias Vivas

Local: Auditório Waldir Arcoverde/SESA, Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema


22 de maio

9h às 11h

Inauguração da Farmácia Viva Fonte da Vida
Local: Rua José Bonfim Jr, 953, Curió


23 de maio

9h às 11h

Oficina de preparações caseiras com plantas medicinais
Local: Fundo de Apoio Comunitário - FAC, Rua Presidente Costa e Silva 5305, Jangurussu


24 de maio

16h às 20h

Campanha ambiental educativa - distribuição de mudas de aroeira-do-sertão (Myracrodruon urundeuva Allemão)
Local: Praça dos Estressados - Av. Beira Mar


25 de maio

9h às 18h

Reunião estendida do Comitê Estadual de Fitoterapia
Local: Hotel Mareiro - Avenida Beira Mar, 2380, Meireles


8h às 12h

Exposição de Plantas Medicinais
Local: Horto de Plantas Medicinais F.J.A. Matos – Horto Matriz, Bloco da Química, Campus do Pici, Universidade Federal do Ceará

Fonte: Sesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário