quarta-feira, 2 de maio de 2012

Filmes brasileiros serão homenageados no FESTin 2012, em Lisboa


Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A produção de cineastas brasileiros é destaque na terceira edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin 2012), que ocorre em Lisboa (Portugal), no tradicional Cinema São Jorge, entre os dias 9 e 16 de maio. Segundo os organizadores, o festival tem o objetivo de celebrar a cultura dos países de língua portuguesa e exibir filmes que não estão em circuitos comerciais.

O FESTin 2012 abre com o filme brasileiro VIPs, inédito em Portugal, que tem o ator Wagner Moura no papel principal e a direção de Toniko Melo. O encerramento será com a estreia de Amanhã Nunca Mais, com Lázaro Ramos e Maria Luísa Mendonça no elenco e dirigido por Tadeu Jungle.

O ator Jardel Filho, que morreu em 1983, e o diretor Hector Babenco, argentino naturalizado brasileiro, terão seus filmes exibidos na mostra de retrospectivas, como Pixote – a Lei do Mais Fraco, em que Jardel Filho foi dirigido por Babenco, em 1980. O ator também aparece em filmes clássicos de outros diretores, como Glauber Rocha (Terra em Transe, de 1967) e Joaquim Pedro de Andrade (Macunaíma, de 1969).

Serão exibidos 76 filmes no FESTin 2012, entre produções do Brasil, de Portugal, de Cabo Verde, de Angola e de Moçambique. Além da mostra competitiva, com 12 longas-metragens e 20 curtas-metragens, haverá a Mostra Inclusão Social pelo Cinema, com a exibição de 12 curtas-metragens de cunho social, e a mostra FESTin Musical, com a projeção de quatro documentários sobre música.

Em 2012 comemora-se o Ano do Brasil em Portugal. Já o Ano de Portugal no Brasil será no período de 7 de setembro a 10 de junho de 2013. A programação completa do FESTin 2012 está no site www.festin-festival.com e também no www.facebook.com/festin.lisboa.



Edição: Andréa Quintiere

Nenhum comentário:

Postar um comentário