Juazeiro do Norte-CE: SESAU realiza curso de assistência pré-hospitalar para motoristas de ambulâncias

A SESAU – Secretaria de Saúde – de Juazeiro em parceria com o Corpo de Bombeiros está disponibilizando o curso de Assistência Pré-Hospitalar, mais conhecido como de primeiros socorros, para os motoristas de ambulâncias do município. Também estão participando do curso soldados do Corpo de Bombeiros, DEMUTRAN – Departamento Municipal de Trânsito -, policiais do Ronda do Quarteirão e Polícia Militar.

A instrutora do curso e coordenadora da Atenção Básica a Saúde, enfermeira Kaliny Matos, informa que “o objetivo é fazer com que o treinando conheça e saiba colocar em prática o suporte básico para se salvar uma vida, tomando a atitude certa na hora certa”. Ela ainda explica que os participantes estão recebendo “orientações que podem minimizar os resultados decorrentes de uma lesão reduzindo o sofrimento de uma vítima podendo colocá-la em melhores condições até o momento de receber o tratamento definitivo na rede hospitalar de média ou alta complexidade como o Hospital Regional”.

O curso se prolongará por todo o mês de maio e os participantes conhecerão também além das técnicas de primeiros socorros toda a rede de assistência à saúde do município e explanações sobre reanimação cardíaca, trauma, choque e demais temas importantes que certamente ajudarão no processo de salvação de vidas minimizando agravos de um eventual acidente, por exemplo.

Na aula de abertura Kaliny Matos abordou a rede de saúde municipal destacando as 64 equipes de ESF – Estratégia Saúde da Família -, rede hospitalar com Maria Amélia, Tasso Jereissati (Estephânia Rocha Lima) e São Lucas, além da UPA – Unidade de Pronto Atendimento – Frei Jeremias, SAME – Serviço de Atendimento Médico Especializado -, CEREST – Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador -, Centro de Dermatologia e SAE – Serviço de Atendimento Especializado – em Infectologia.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte

Comentários

Postagens mais visitadas