CAMPANHA ESTADUAL Vacinação contra aftosa será iniciada em 1º de maio

écnicos do Mapa virão ao Ceará para ajudar na campanha. A sorologia será feita no segundo semestre

Fortaleza Está previsto para 1º de maio o início da campanha contra a febre aftosa 2011 no Ceará. A segunda etapa será realizada em novembro. A informação é do titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins.

O secretário espera a vinda de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entre março e abril. Nelson Martins explica que a sorologia do rebanho, que determ
Tina se o Estado poderá mudar de classificação de risco da doença, só deverá ser feita no segundo semestre.

Ele esteve anteontem em Brasília com outros secretários de Desenvolvimento Agrário, numa audiência com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. "O Mapa tem definido todo um calendário de visitação para o Nordeste ao longo deste ano. Porque a ideia é que toda a região possa se tornar zona livre de aftosa com ou sem vacinação", afirmou Nelson Martins.

Enquanto isso, a divulgação dos resultados da campanha realizada no fim de 2010 aguarda as ações educativas a serem realizadas junto a 36 mil criadores cearenses, que deixaram de vacinar seu rebanho pelo menos uma vez nos últimos três anos.



Os criadores inadimplentes serão notificados a comparecer, num prazo de 15 dias, às unidades da Adagri ou nos escritórios da Ematerce mais próximos para se justificar. Caso comprovem que a vacinação está em dia, serão incluídos no cadastro dos adimplentes. Caso contrário, será realizada a vacinação assistida do rebanho, às custas do proprietário. Somente em última instância serão aplicadas multas aos criadores que insistirem em não vacinar.

"A nossa meta não é multar, e sim fazer um trabalho educativo junto aos criadores. Porque é do interesse deles que haja maior qualidade e controle daquilo que eles produzem, a fim de que possa ser comercializados em outros Estados e, futuramente, no exterior", finaliza.

Comentários

Postagens mais visitadas