EM MARÇO Poupança voltará a bater o IPCA



São Paulo. Após perder três meses seguidos para a inflação, as principais aplicações financeiras conservadoras líquidas - poupança, CDBs, fundos DI e fundos de renda fixa- deverão superar ou pelo menos empatar com os índices de preço em março.


A previsão é de que o IPCA, índice que é referência para a meta de inflação, fique em 0,57% em março - após subir 0,8% em fevereiro- e que o IGP-M (índice calculado pela Fundação Getulio Vargas) recue de 1% para 0,75%.

Confirmada a projeção, será a primeira vez desde outubro do ano passado que a poupança deverá ficar acima da inflação pelo IPCA. A poupança com vencimento no dia 1º de abril terá retorno líquido de 0,62%.

Os fundos de renda fixa e os fundos DI, que foram beneficiados pelo aumento de 0,5 ponto nos juros em março, também devem superar o IPCA pela primeira vez desde novembro do ano passado.

Os fundos DI com taxa de administração de 2% devem ter ganho líquido de 0,68% a 0,75% em março; em fevereiro, renderam de 0,72% a 0,79% -abaixo do IPCA de 0,8%.

Neste mês, os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) deverão render 0,85% -descontado o IR, o ganho cai para de 0,66% a 0,72%.

"Existe um pequeno recuo da inflação e os juros dos fundos têm aumentado. Vai ficar melhor e o investidor vai ganhar alguma coisa, dependendo da taxa de administração e do imposto de renda", disse Fabio Colombo, administrador de investimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas