quarta-feira, 2 de março de 2011

SAÚDE NO CARIRI Hospital Regional será inaugurado em abril


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está confirmado para a inauguração do HRC, em Juazeiro do Norte
Clique para AmpliarJuazeiro do Norte. A inauguração do Hospital Regional do Cariri (HRC) irá acontecer no dia 9 de abril, às 19 horas. O secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, garantiu, esta semana, no Cariri, a abertura do Hospital, que já teve parte dos seus equipamentos testados.

Ele disse que está confirmada para a solenidade de inauguração a vinda do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A presidente Dilma Rousseff também poderá estar presente. A expectativa era inaugurar as instalações do Hospital no fim do ano passado, mas o secretário afirma que não houve atraso, apenas algumas adequações foram feitas de lá para cá, o que não impediria o seu funcionamento.

O HRC abrirá com os serviços de urgência e emergência. Considerado de grande porte, tem 27.126,47 metros quadrados de área. Foram investidos na obra R$ 105,7 milhões. Os aprovados na seleção poderão ser convocados ainda esta semana. 

Segundo o secretário, a seleção para os novos funcionários foi considerada um sucesso e teve a participação de mais de 12 mil candidatos. Outra seleção será feita para complementar o quadro de médicos da área intensiva. Ressalta que quase todas as especialidades foram cobertas, inclusive médicos que atuam com endoscopia respiratória.

Os funcionários que prestaram exame e foram aprovados serão convocados para realizarem os primeiros treinamentos. "Eles vão ser convocados para iniciar o trabalho e ter a situação efetivada. Quero que até a inauguração esses profissionais estejam contratados e treinados", enfatiza. 

Quanto às obras, o Hospital ainda tem pequenas obras, principalmente na área de estação de tratamento, que demorou um pouco mais. "Isso não impediu que o hospital fosse inaugurado, já que há a ligação na rede pública de saneamento, mas decidimos esperar essa pequena obra que está sendo concluída até o dia 15 de março", explica ele, em relação ao adiamento da inauguração.

Equipamentos de ressonância magnética, tomografia computadorizada, mamografias, monitores, e material da Unidade de Terapia Intensiva já foram testados e estão no Hospital, além dos leitos já montados. Esses procedimentos fazem com que tudo esteja pronto para a inauguração. 

"Esse vai ser o maior hospital do interior nordestino", diz ele. O secretário disse que não há preocupação no que diz respeito à operacionalidade dos equipamentos de última geração, adquiridos pelo Governo, já que a seleção foi aberta para especialistas, que deverão saber como operar as novas máquinas. Mesmo assim, será feita capacitação.

Destaque
Arruda Bastos destacou o caráter de urgência e emergência, no qual o HRC é direcionado, além de ser um hospital escola. "É um misto entre o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto José Frota (IJF)", diz ele. O secretário explica que o Hospital é regulador do atendimento médico terciário, e que no futuro irá fazer transplantes e captar órgãos. "Não vai substituir nenhum hospital secundário. Vai ser terciário e quem sabe daqui a algum tempo de última linha", ao ressaltar os atendimentos de casos graves e de alta complexidade da saúde.

Está na macrorregião do Cariri e irá atender não só a região, mas cidades do Centro-Sul. Será uma oferta de serviços destinada a mais de 1,3 milhões de habitantes. Entre os exames especializados, que hoje na rede pública são realizados apenas na Capital, o HRC vai oferecer ressonância magnética.

Regularização
"As pessoas que foram selecionadas no concurso devem ser convocadas ainda esta semana"
Arruda Bastos
Secretário de Saúde do Estado do Ceará

MAIS INFORMAÇÕES 
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará/ Avenida Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema
Telefone: (85) 3101.5123

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário