segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CARIRI Juazeiro: Romaria de N. Sra. das Candeias movimenta a cidade

Milhares de romeiros chegaram a Juazeiro do Norte para homenagear N. Sra. das Candeias. A festa segue até o dia 2
Clique para Ampliar
Juazeiro do Norte. Intensificada a chegada de romeiros neste Município, para participar da festa de Nossa Senhora das Candeias. A abertura aconteceu com missa campal na Praça do Romeiro, na noite de sábado, em missa presidida pelo pároco, Joaquim Cláudio. Mesmo à noite, dezenas de caminhões paus-de-arara, já chegavam à cidade para participar da romaria, que terá continuidade até a próxima quarta-feira. O encerramento será a grande procissão, com imagem da santa, que deu origem a uma das mais belas festas religiosas do Nordeste. Milhares de participantes seguem pelas ruas com velas acesas para reverenciar N. Senhora das Candeias.

Fiéis de Estados como Alagoas, Pernambuco e Paraíba, já se encontram em Juazeiro. A maioria se despede ao meio-dia de 2 de fevereiro ou após a procissão. A cidade nos últimos dias tem recebido muitas chuvas e pode ser um motivo de redução dos visitantes, mas a expectativa inicial é que 200 mil romeiros circulem pela cidade desde o dia da abertura da festa.

Na noite de hoje, uma das atrações da romaria se apresenta na praça dos romeiros, após a missa na Basílica. O humorista piauiense João Cláudio fará show humorístico a partir das 20h30. Amanhã, será a vez do Frei Rinaldo e banda. Esta é a segunda vez que o sacerdote, que apresenta o programa da emissora Católica TV Século XXI, faz show na cidade. A apresentação acontece no mesmo horário. Nas outras noites estará sendo realizado o show do chapéu.

Segundo o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romaria de Juazeiro, José Carlos dos Santos, o foco das comemorações na romaria de Nossa Senhora das Candeias será os 100 anos da cidade. Tanto que o tema é "Mãe das Candeias, ilumine o Juazeiro Centenário, terra de oração e trabalho". Esses foram lemas adotados pelo próprio Padre Cícero, estimulando o desenvolvimento de Juazeiro do Norte. José Carlos afirma que tem sido importante a parceria da igreja, no sentido de estimular entre os romeiros esse momento de comemoração.

Segurança

Ao todo, segundo a secretaria, cerca de 400 seguranças estarão nas ruas, além de serem instaladas câmeras de segurança de longo alcance, em locais estratégicos, como o Horto, Basílica de Nossa Senhora das Dores e no Santuário dos Franciscanos, e uma delegacia móvel na Praça do Romeiro. Desde o final do ano que a cidade conta com uma grande movimentação, fechando o ciclo natalino de romaria. Apenas nos últimos três dias, esse ritmo caiu devido às chuvas.

A festa da Mãe das Candeias é uma tradição diferenciada. O Padre Cícero, fundador da cidade, foi o grande incentivador. Até o hábito de ter candeeiros acessos pelos fiéis durante o percurso da caminhada foi estímulo do sacerdote. A procissão sai da Capela do Socorro, às 17h30 do dia 2, após a bênção das velas, em direção à Basílica. Várias homenagens são prestadas durante o percurso pelos moradores e visitantes.

O pároco da Basílica, Joaquim Cláudio, afirma que o modo como é realizada a festa é bem mais antigo, mas Juazeiro celebra de modo especial, ligada à realidade e motivação do Padre Cícero. O padre ressalta a importância de estimular entre os romeiros a festa centenária de Juazeiro do Norte.

Além da segurança, haverá a montagem de vários postos de atendimento ambulatorial e médico nos próximos dias, nos principais locais de visitação, a exemplo do Horto. A limpeza pública também será reforçada com 246 garis. O Demutran disponibilizará em média 80 Agentes de Trânsito.

MAIS INFORMAÇÕES Secretaria da Basílica de Nossa Senhora das Dores - (88) 3511.2202 / Secretaria de Turismo e Romarias - (88) 3511.4040

Elizângela SantosRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário