JUAZEIRO REALIZARÁ 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE



Seguindo convocação e orientação do Ministério da Saúde a SESAU - Secretaria de Saúde - de Juazeiro realizará a 5ª Conferência Municipal de Saúde Pública. Para tratar deste assunto foi realizada importante reunião do Conselho Municipal de Saúde, presidido pelo Dr. Joaquim Edvan Pires, que contou também com participação do Secretário de Saúde, Dr. Antonio Bonaparte, do núcleo gestor da SESAU e do presidente do CESAU – Conselho Estadual de Saúde - Joaquim José Gomes Nunes Neto. A reunião aconteceu sexta-feira, 21, no auditório do CEREST.
Na abertura dos trabalhos Dr. Bonaparte disse que a realização da 5ª Conferência em Juazeiro vai ao encontro “da convocação nacional já que o Ministério da Saúde realizará a sua 14ª Conferência”. Atendendo o convite do Conselho Municipal de Saúde a reunião além do núcleo gestor, compareceram diretores de departamentos e programas e os subprefeitos com seus respectivos articuladores e os conselheiros locais de saúde das 61 equipes de Estratégia Saúde da Família.
Ficou acertada a realização de 6 pré-conferências nas áreas das subprefeituras entre os meses de março e abril, culminando na assembléia geral no mês de maio. Dr. Joaquim Edvan Pires explicou que “um dos objetivos da conferência é discutir o SUS e fazer a atualização da lei que rege o conselho”.
O presidente do CESAU, disse que seu conselho irá apoiar as conferências nos 184 municípios cearenses e elogiou o nível do processo de organização em Juazeiro do Norte, principalmente com a efetiva participação dos conselheiros locais de saúde e conselhos populares através das subprefeituras.
O tema da Conferência em 2011 é “SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. Dr. Bonaparte esclarece que a orientação do Dr. Santana tem sido pautada neste caminho, “mas também no enfoque local para traçar uma radiografia com críticas construtivas e sugestões sobre o SUS que temos e o SUS que queremos em Juazeiro do Norte”.
As datas de cada subconferência bem como na grande Conferência Municipal serão posteriormente definidas e consequentemente a anunciadas através da imprensa.
Secretaria de Saúde

Comentários

Postagens mais visitadas