JUAZEIRO DO NORTE Bispo conclama ao centenário


A tradicional missa do dia 20 de cada mês, que lembra a morte do Padre Cícero, teve o centenário de Juazeiro como tema

Juazeiro do Norte. A tradicional missa do dia 20 este ano teve um significado especial: a primeira do ano do centenário da cidade. A maioria dos participantes comparece vestida de preto para saudar o Padre Cícero. O bispo diocesano dom Fernando Panico destacou a importância dos 100 anos alusivos às romarias de Juazeiro e incentivou, durante as celebrações, o envolvimento do público.

Este ano, o tema da Romaria das Candeias, realizada de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, será "Mãe das Candeias ilumine o Juazeiro Centenário, terra de oração e trabalho".

A missa das 6 horas, na manhã de ontem, contou com a participação de milhares de romeiros e peregrinos de toda a região Nordeste. A celebração, presidida por dom Panico, lembrou o Dia de São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro, e as vítimas das enchentes em cidades cariocas. O pátio da Capela do Socorro, onde houve a celebração, esteve lotado. Os fiéis preencheram todo o espaço da praça, chegando até o pátio do Memorial Padre Cícero.

Fé e trabalho
A celebração alusiva ao centenário de Juazeiro está sendo trabalhada junto às celebrações desde o início do ano. Padre Cícero, fundador da cidade, estabeleceu como lemas para o desenvolvimento de Juazeiro a fé e o trabalho. Esse destaque tem sido seguido e repetidas vezes lembrado. O bispo diocesano destaca este incentivo e reforçou nas suas palavras. "A cidade foi se edificando, com o Padre Cícero incentivando a criação de oficinas e isso resultou em avanços e prosperidade".

Ontem, segundo a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria, também foi dado destaque ao início dos trabalhos para a organização da Romaria de Nossa Senhora das Candeias. Durante a missa foram distribuídos folders com a programação religiosa da festa. É a terceira maior romaria do ano, encerrando o ciclo natalino e de férias das romarias na cidade.

Este ano, pela primeira vez, depois de 20 anos, a juazeirense Maria de Fátima Salviano, veio do Rio de Janeiro. Ela participou da missa na manhã de ontem e achou o momento "lindo". "Não imaginava que viriam tantas pessoas para essa missa", disse ela. Maria de Fátima mora em Niterói e ressaltou a importância de rezar pelas vítimas das enchentes, lembradas pelo bispo durante a celebração.

O cantor Alcymar Monteiro, após a celebração, fez um show para o grande público em frente à capela. A música "100 anos de Juazeiro" foi gravada pelo cantor, parabenizando a cidade pelo seu aniversário, além de destacar a devoção ao Padre Cícero e o seu amor pela cidade.

Hoje, a partir das 8 horas, será iniciada distribuição dos trabalhos a serem desenvolvidos durante a romaria na cidade. Diversos representantes das secretarias, poder público, igreja e entidades classistas, além da segurança, estão detendo como será o processo de organização da festa. A abertura da festa acontece na Praça do Romeiro, com missa campal, a partir das 19 horas. Em seguida, às 8h30, acontece o Show do Chapéu. O cantor e comediante piauiense, João Cláudio Moreno, fará apresentação para o grande público da festividade durante a programação social.

O pároco da Basílica de Nossa Senhora das Dores, Joaquim Cláudio, faz uma observação especial. "No ano em que Juazeiro completa 100 anos, peçamos a bênção à Mãe das Candeias, que ilumine a Juazeiro do Centenário", diz. Ele conclama o povo da cidade na boa acolhida ao romeiro que chega na cidade durante as festividades.

A programação religiosa da festa do centenário de Juazeiro conta com uma extensa programação de missas todos os dias em várias paróquias da cidade. A adoração à Mãe das Candeias foi fortalecida pelo Padre Cícero. Durante a grande procissão, no fim da tarde do dia 2 de fevereiro, uma grande multidão sai às ruas da cidade com velas e lampiões acesos, dando um tom especial com a iluminação das ruas. Várias homenagens são prestadas à santa pela população durante o percurso da procissão de fiéis.

Até o dia 22 de julho deste ano, Juazeiro estará envolvido nas comemorações do centenário. Uma programação, incluindo lançamento de livros, reeditados sobre a história da cidade, novas edições, e também pesquisas que destaquem o desenvolvimento de Juazeiro estarão sendo publicados, enriquecendo a agenda de eventos.

Fundação
"As romarias têm o tema alusivo ao centenário de Juazeiro, cidade que foi se edificando aos poucos"
Dom Fernando PanicoBispo da Diocese do Crato

Enquete 
Participação

"Há mais de 20 anos não vinha ao Juazeiro. Estou muito feliz por estar aqui, participando da primeira vez dessa missa linda"
Maria de Fátima Salviano55 anos
Professora

"Desde os 9 anos que venho para essa missa com frequência. A deste ano está bem participativa. Deve ser pela romaria"
Maria Socorro Andrade58 anos
Dona de casa

MAIS INFORMAÇÕES 
Secretaria da Paróquia
Rua Padre Cícero, 147, Centro
Juazeiro do Norte, Cariri (CE)
Telefone: (88) 3511.2202

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

Comentários

Postagens mais visitadas