ENSINO SUPERIOR MEC antecipa resultado do Sisu e aprova 82 mil


Clique para Ampliar

A previsão, segundo o MEC, era de que o resultado fosse disponibilizado apenas hoje. Após a divulgação, constatou-se que não houve interessados para 176 vagas. Por conta disso, a forma de preenchimento delas será decidida pelas próprias instituições de ensino. Os nomes dos aprovados também estão disponíveis no site do Sisu (sisu.mec.gov.br). A matrícula deve ser realizada, nas próprias instituições de ensino, nos dias 27, 28 e 31 deste mês.

As vagas que não forem preenchidas depois disso serão oferecidas nas segunda e terceira chamadas, cujo resultado sairá em 4 e 13 de fevereiro, respectivamente. Se elas não forem ocupadas após essas chamadas, será feita uma lista de espera que as universidades e institutos podem usar ou não.

A antecipação do resultado do Sisu aconteceu após uma liminar do Superior Tribunal de Justiça derrubar, na última sexta-feira, decisões de instâncias inferiores que permitiam aos candidatos recorrer de suas notas no Enem.

Problemas
O funcionamento do sistema, na semana passada, foi marcado por problemas como lentidão no site e vazamento de dados de candidatos para seus concorrentes. As falhas levaram o ministro Fernando Haddad (Educação) a ser cobrado pela presidente Dilma Rousseff, que pediu a ele explicações em uma reunião na última sexta-feira, no Palácio do Planalto.

Depois da reunião, Haddad anunciou o cancelamento de suas férias, marcadas para o período de 22 a 30 deste mês. Após uma semana sem se pronunciar, no mesmo dia o ministro deu uma entrevista em que reconheceu que houve demora do Ministério para corrigir as falhas apresentadas pelo Sisu.

Ele disse ter pedido um laudo para apurar o que causou a lentidão no site, mas negou que tenha havido falhas de planejamento. Desde o início dos problemas no Sisu, já foram exonerados o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Anísio Teixeira (Inep), Joaquim José Soares Neto, e do coordenador-geral de Infraestrutura de Tecnologia da Informação do MEC.

Neste ano, são oferecidas 83 mil vagas em 83 instituições de ensino superior. Segundo o MEC, o Sisu recebeu 2.020.157 inscrições. No primeiro dia do Enem, 6.006 tiveram as provas anuladas. No segundo, 14.848 candidatos foram eliminados. Segundo o MEC, a maioria das anulações se deu porque o tipo de prova não foi marcado corretamente pelos candidatos.

Confira os aprovados em algumas instituições cearenses

Universidade Federal do Ceará - UFC

Confira a lista completa e consulte aqui.

O Ministério da Educação antecipou a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e divulgou, ontem pela manhã, a lista dos 82.949 candidatos aprovados para vagas em universidades públicas e institutos tecnológicos, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A lista dos aprovados pode ser consultada no Portal Verdes Mares (www.verdesmares.com.br).

Comentários

Postagens mais visitadas