sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ministra da Cultura visita Goiás Velho e anuncia repasse de R$ 500 mil contra chuvas

Paula Laboissière
Enviada especial da Agência Brasil
Cidade de Goiás (GO) – Após receber um relatório sobre os danos provocados pela chuva na Cidade de Goiás, mais conhecida como Goiás Velho, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, anunciou hoje (13) um repasse de R$ 500 mil para a recuperação e a preservação do patrimônio local.
“É um lugar que eu queria conhecer há muito tempo, pela beleza, pela parte histórica, pelo patrimônio. Uma cidade cenário de outra época e isso é muito raro no Brasil. Mas a visita me trouxe a preocupação de ter uma ameaça anual e a gente, do ministério, ter que correr e estar sempre em alerta para ajudar a manter junto com a prefeitura e o estado”, disse.
A ministra destacou que o valor deverá servir apenas como verba emergencial para “primeiros-socorros” e que a pasta ainda precisa definir as ações a médio e longo prazo.
Também durante visita à cidade, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, lembrou que o escritório regional do órgão em Goiás Velho vem realizando um monitoramento permanente da situação de chuvas e dos consequentes riscos ao patrimônio local.
Ele cobrou, entretanto, parcerias com outros ministérios para ajudar na liberação de recursos. “Esse é o grande desafio colocado para todos nós: entender que a preservação do patrimônio não é só um problema de política patrimonial mas também de política urbana e ambiental”, concluiu.
Edição: Lana Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário